Governo Provincial do Uíge
Política

MNE distingue governador e bispo do Uíge

Na cerimónia que decorreu no Cine Ginásio, na cidade do Uíge, as duas figuras de reconhecida idoneidade ao serviço do povo angolano e da população do Uíge, em particular, foram homenageadas pelas suas contribuições e percursos de vida que exaltam valores morais, éticos e cívicos, espírito de unidade, liderança, educação, patriotismo e desenvolvimento.

O presidente do MNE, Justino Fernandes, disse que a outorga da Medalha “José Eduardo dos Santos” às duas figuras, impulsionam o crescimento da província, promovem e traduzem as preocupações do patrono do Movimento Nacional Espontâneo, enquanto Presidente da República, na promoção da família, dos valores éticos e cívicos, unidade, liderança, paz, e patriotismo, tendo em conta o desenvolvimento do país.

A cerimónia contou com a presença dos membros do Governo Provincial, Deputados à Assembleia Nacional, Magistrados Judiciais e do Ministério Público, responsáveis dos órgãos de defesa e segurança, administradores municipais, entidades religiosas, autoridades tradicionais, representantes dos partidos políticos com assento parlamentar, associações juvenis, professores e estudantes universitários, empresários, entre outros convidados.

Paulo Pombolo, filho de Pombolo Maluatunguila e Bondo Adelina, nasceu na aldeia Quissacala, município da Damba, província do Uíge, no dia 12 de Abril de 1962. É licenciado em Ciências da Educação, na especialidade de História, no seu primeiro emprego trabalhou como professor da Escola Primária do Uíge, no período entre 1978 e 1980.

O antigo 1º Secretário da JMPLA, no período de 2000 a 2009, foi eleito Deputado à Assembleia Nacional nas eleições de 2008, mandatos que foi obrigado a suspender por ter sido nomeado pelo presidente do MPLA e da República de Angola, José Eduardo dos Santos, para exercer os cargos de Governador Provincial do Uíge e de 1º Secretário do Comité Provincial do MPLA do Uíge.

Dom Francisco de Mata Mourisca, cujo nome de registo é José Moreira dos Santos (nome civil), nasceu a 12 de Outubro de 1928 na então freguesia de Mata Mourisca, Diocese de Coimbra, Portugal. É filho de Francisco dos Santos e de Deolinda de Jesus Moreira.

D. Francisco de Mata Mourisca esteve a frente dos destinos da Diocese do Uíge durante 41 anos (1967-2008). Até ao momento, é o Bispo Emérito da CEAST que fez mais tempo no episcopado. É autor de vasta obra literária e doutrinal: África Renascida; Amor por Angola; O Escândalo da Justiça; Protagonistas do 3º Milénio; Lágrimas e Sombras: recordação de Angola; Cartas Políticas ou cartas de Amor; Violino de Deus, entre outras obras.