Governo Provincial do Uíge

Mensagem da Governadora

  1. Mensagem de abertura do 2º Fórum de Oportunidades de Negócios e Investimentos Julho 2013

    ------

    Digníssimos representantes da zâmbia, da África do Sul, e de Moçambique;

    Minhas Senhoras e meus senhores;
    Ilustres convidados;
    Caros Empresários
    ---------------------


    É com muita satisfação que participo na sessão de abertura deste segundo fórum de oportunidades e negócios, juntamente com ilustres figuras do nosso Governo Central, Investidores e Empresários de várias Províncias do país e os representantes dos países convidados que eu saúdo em nome do Governo da Província do Uíge e deste heróico e generoso povo da região do Uíge.

    Estou seguro de que os contactos que aqui terão lugar, permitirão identificar novas oportunidades de negócios que os empresários nacionais e estrangeiros podem e devem segurar.

    Muitos dos empresários que participaram no primeiro fórum de negócios do Uíge em 2012, estão aqui hoje presentes, muitos deles têm tentado reforçar o seu investimento no Uíge, embora ainda não se faça sentir os níveis que nós desejamos, tirando partido das elevadas oportunidades de negócios que existem na nossa Província.

    As empresas aqui presentes, são um testemunho vivo da riqueza desta interacção económica que queremos que seja permanente. E hoje em dia, são já muitas empresas nacionais e estrangeiras que trabalham no Uíge apesar da maior parte delas estarem ainda no ramo da construção civil.

    Uíge é uma Província natural para qualquer tipo de investimento principalmente no ramo da agricultura, devido aos seus recursos naturais e é um lugar cada vez mais atractivo para qualquer empresa.

    No âmbito do crescimento económico da Província, temos uma grande necessidade de continuarmos a investir seriamente na agricultura, na indústria agro-alimentar, transformadora, produção de materiais de construção e na extracção de mineiros existentes na nossa Província.

    Esperemos que este segundo fórum de negócios proporcione uma oportunidade para emergir e incrementar num futuro próximo os negócios entre os empresários angolanos e estrangeiros assim como aumentar a médio prazo as trocas comerciais entre as partes.

    Todos nós estamos conscientes que no âmbito do esforço do executivo angolano liderado por Sua Excelência Presidente da República de Angola, Eng.º José Eduardo dos Santos, existe no País um conjunto de iniciativas viradas para o desenvolvimento e o fortalecimento das micro, pequenas e médias empresas nacionais e agentes económicos que desenvolvem ou pretendem desenvolver a sua actividade no sector produtivo selecionados como a agricultura, a pecuária, a pesca e a indústria. E Uíge é por natureza uma Província onde todos estes sectores que acabámos de nos referir se enquadram a cem por cento.

    Actualmente nos encontramos numa fase particularmente oportuna para que as empresas nacionais e estrangeiras olhem com confiança para a economia angolana e encarem com optismo as oportunidades de investimento na nossa Província.

    O programa de desenvolvimento de Angola está a evoluir de acordo com o previsto e as entidades oficiais e internacionais acreditam e estão comprometidas com o seu sucesso. Isto significa que o futuro será promissor para àqueles que investirem e fizerem negócio no nosso País e em particular na Província do Bago Vermelho.

    Mais do que nunca vivemos em Angola um ambiente de grande recetividade à iniciativa empresarial e ao investimento estrangeiro. Queremos reforçar os laços com o exterior, aumentar a nossa competividade e poder beneficiar das oportunidades de crescimento cada vez mais diversas na economia nacional e internacional onde o dinamismo económico tem sido predominante.

    A Província do Uíge está atenta e empenhada em retirar o maior proveito da transformação económica em curso no nosso País e sabemos que os investidores mais ousados e atentos a evolução da economia angolana serão àqueles que maior retorno poderão obter.

    Estou confiante que os contactos empresariais que este fórum de oportunidades de negócios irá proporcionar, permitirão confirmar esta perspectiva e consolidar uma nova dinâmica no relacionamento entre os empresários Uígenses e de outros cantos de Angola e do exterior do País.

    As oportunidades de investir na Província são enormes e em sectores que podem criar e produzir riquezas. A agricultura é o sector mais dinâmico no contexto de desenvolvimento da nossa Província, que possui terras férteis e um clima apropriado para a produção agrícola.

    Temos as portas abertas para todo o tipo de investimentos desde que venham a impulsionar o crescimento económico da Província e nós estamos aqui mobilizados, sensibilizados para esta empreitada. Tudo o que fizemos, o que estamos a fazer e o que faremos no futuro visa fundamentalmente a melhoria de condições de vida das nossas populações.

    Tendo dito isso, todos os empresários aqui presentes neste fórum, estão convidados a investir e a empreender na Província do Uíge.

    Viva Angola, Viva Uíge.

    Muito Obrigado.